Da assessoria/AMP – O Dr. Renan Gnoatto Copetti, natural de Ponta Grossa (PR) é mais um profissional que integra a Associação Médica do Paraná (AMP), regional de Francisco Beltrão. Graduado pela Universidade Famene de João Pessoa (PB) e residência médica em Ginecologia e Obstetrícia em Pato Branco (PR), Dr. Renan conversou com o jornalista Darce Almeida, assessor de imprensa da AMP. Confira!
– Por que escolheu Medicina como profissão, Dr.?
Além da vocação, escolhi o curso pelo incentivo e suporte que tive da minha família.
– O que uma pessoa precisa para se tornar um profissional de Medicina?
Paixão acima de tudo, pois se torna mais fácil se dedicar à jornada difícil da formação. É preciso ter constância para acompanhar as evoluções da carreira. É muito importante também ter uma boa dose simpatia na atenção aos pacientes.
– Por que escolheu esta especialidade (Ginecologia e Obstetrícia)?
Acompanhar uma gestação e trazer uma nova pessoa ao mundo é talvez a forma de recompensa pessoal e profissional que mais me faz sentir útil dentro da área médica.
– Alguma história curiosa, interessante na sua carreira?
Ao atender uma paciente certa vez, ainda na residência, a mesma se queixou de dor abdominal a meses. Ao examinar o abdômen de uma mãe, senti uma movimentação típica de gravidez. Com o sonar, escutei e mostrei para a mãe o motivo da dor. Ali tinha um coraçãozinho bem vigoroso! Após o susto ela perguntou novamente meu nome. Meses mais tarde fiz o parto de um “Renanzinho”.
– Onde trabalhou e trabalha atualmente?
Trabalho na Amity, Hospital Regional e Policlínica São Vicente de Paula aqui em Francisco Beltrão e na Fundação Hospitalar de São Lourenço do Oeste (SC).
– Tem o costume de ouvir podcast? Se sim, de quais áreas?
Sim, ouço, na área médica, principalmente o podcast “Especulando: Ginecologia e Obstetrícia e o “Caixa Preta”, de humor.
– Para o Dr., qual a melhor forma de acompanhar notícias?
Costumo acompanhar as novidades pelas redes sociais, e depois aprofundo meu conhecimento em sites de notícias confiáveis.
– Quais suas expectativas dentro da AMP Beltrão, Dr.?Fortalecer o vínculo e melhorar o relacionamento entre os colegas de profissão.