Médica da AMP Beltrão presta serviços à Agência Nacional de Aviação Civil

Da assessoria/AMP – Pilotos e comissários de bordo de Francisco Beltrão e região Sudoeste não precisam mais ir para grandes centros para renovar os Certificados Médicos Aeronáuticos (CMA). A Dra Elizamara Segala, médica credenciada pela Anac – Agência Nacional de Aviação Civil é habilitada a fazer os certificados das 2ª, 4ª e 5ª classes de pilotos.

A 2ª classe equivale a piloto privado, comissário de voo, piloto de balão livre e mecânico de voo; a 4ª classe, piloto de aeronave leve e piloto de planador e 5ª classe, piloto remoto de VANT (veículo aéreo não tripulado), como por exemplo, os drones.

“Sempre apreciei a aviação desde criança, pois meu pai também sempre gostou. E vi que aqui na região não havia médico habilitado para fazer as perícias para obtenção e renovação de certificado médico aeronáutico. Na pandemia [da Covid-19) surgiu a possibilidade de fazer o curso de Perícia Médica na Aviação Civil on-line com prova presencial e então decidi fazer o curso. Na sequência fiz a prova da Anac e obtive a certificação de médica credenciada número 238. Desde então atendemos pilotos e comissários não apenas de Beltrão e região, como de Chapecó-SC, Cascavel, Toledo, entre outras cidades”, explica a Dra, associada à Associação Médica do Paraná, regional de Beltrão.

Ela lembra que poucas pessoas sabem que em Francisco Beltrão também tem curso para formação de pilotos privados, que é o primeiro passo na carreira. “E também para quem deseja praticar para desporto. Acredito que facilitou para que os pilotos daqui não precisem ir para fora, como para Curitiba, para realizar seu exame médico”.

Para conquistar a certificação médica e estar apto para voar e transportar passageiros, o piloto necessita passar pelo psicólogo, oftalmologista, dentista, psiquiatra, cardiologista e realizar exames cardiológicos, além de exames de imagem, audiometria, de sangue, urina e eletroencefalograma. “Alguns desses profissionais de saúde integram a AMP”, diz a Dra.

Uma curiosidade comentada pela Dra é que coisas simples podem comprometer o voo, como uma cárie. “O piloto não pode ter nenhuma cárie dentária para exercer a profissão ou mesmo para desporto”.

Dra Elizamara é credenciada à Anac desde abril de 2021.
Crédito foto: Darce Almeida/AMP.
plugins premium WordPress