Chefe do Hemonúcleo de Beltrão convida população para continuar doando sangue

Da assessoria/AMP – Historicamente no período de inverno acontece a diminuição no número de doadores de sangue nos hemonúcleos e hemocentros do país. Em Francisco Beltrão, a assessoria de imprensa da Associação Médica do Paraná (AMP), regional de Beltrão, apurou que até esta segunda-feira, 23 de maio, não há desabastecimento de sangue. “Todavia, estamos trabalhando dentro do limite. Ou seja, temos no estoque sangue para quatro a cinco dias. Por isso a importância da campanha das doações em todos os períodos do ano. As estimativas mostram que no inverno há uma queda de 30% nas doações”, explica Fábio Ebert, chefe do hemonúcleo beltronense.

Fábio reforça que o sangue retirado do doador não faz falta a ele porque o organismo repõe o tecido líquido em poucos dias. “Os pacientes estão nos leitos de hospitais aguardando pelas doações o ano inteiro. É importante continuarmos conscientizando o doador que sempre doa e aquele que gostaria de doar sangue pela primeira vez, que nos procure e agende sua doação pelo fone 3211-3650 ou pelo site saúdepr.gov.br/doação. É interessante que se agende o horário de doação para ser mais efetivo e aproveite-se melhor o tempo”.

Critérios para doação
A faixa etária para doação de sangue é de 16 a 69 anos. Contudo, o doador que quiser continuar doando após os 60 anos de idade, é necessário que ele tenha feito pelo menos uma doação até os 60 anos. Menores de 18 anos devem comparecer ao Hemonúcleo acompanhados de um representante legal (pai, mãe ou responsável), pesar no mínimo 50 quilos, estar descansado, bem hidratado e alimentado, evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação, não ter ingerido bebida alcoólica nas 24 horas antes da doação e levar documento oficial com foto (CNH, passaporte, carteira de trabalho ou carteira profissional)”.

Fábio reforça que “os potenciais doadores de medula óssea também podem se inscrever no Hemonúcleo”. “Cada doação de sangue pode viabilizar o tratamento para até quatro pessoas. Doar sangue é valorizar a vida”.
Por fim, Fábio salienta que o sangue doado tem validade. “Nem sempre as doações em massa significam efetividade de doação. Um dos componentes do sangue [plaqueta] tem validade de cinco dias.

A população está convidada a conhecer o Hemonúcleo beltronense na Rua Marília, 1.327, Bairro Entre Rios, próximo ao 21º Batalhão de Polícia Militar.

Fábio Ebert em entrevista na Rádio Onda Sul de Francisco Beltrão.
plugins premium WordPress