10% das crianças brasileiras sofrem com pressão alta

O Hospital Pequeno Príncipe faz um alerta sobre a doença que é silenciosa e que pode gerar consequências em órgãos como o coração, rins e o sistema nervoso central.//

Um mal silencioso, que normalmente afeta adultos, está cada vez mais presente na vida de crianças e adolescentes: é a hipertensão arterial, também conhecida como pressão alta. Um levantamento feito recentemente no Brasil com mais de 70 mil adolescentes apontou que cerca de 10% deles apresentam o problema.

Por isso, no Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial (26/4), o Pequeno Príncipe, maior hospital exclusivamente pediátrico do País, alerta pais e responsáveis sobre a importância de identificar a doença desde cedo. Segundo a nefrologista pediátrica Lucimary Sylvestre, que coordena o Ambulatório de Hipertensão Arterial da instituição, a pressão alta em crianças e adolescentes pode ser primária, quando está associada a hábitos de vida, alimentação e sobrepeso, ou secundária, quando advém de outros problemas de saúde, normalmente cardíacos, renais ou endócrinos.

De acordo com a médica, uma das principais dúvidas dos pais é saber se a pressão alta na infância se estenderá por toda a vida adulta. “Muitas vezes, a gente não tem como determinar isso. Há situações em que a criança pode apresentar uma melhora com o tratamento. Mas há situações em que o tratamento terá que durar a vida toda. Independentemente disso, o que é fundamental é fazer o acompanhamento médico regular e o tratamento adequado.”
Fonte: Site jornaldebeltrao.com.br
Edição: Darce Almeida/AMP Beltrão

Crédito: Freepik.com.
plugins premium WordPress